Sabonetes de duas ou mais camadas. O seu desgruda no banho?

É muito comum as pessoas fazerem suas barras de sabonetes (glicerinados ou cold + camada de glicerinado/cristal) com duas ou mais camadas, o que realmente deixa o sabonete com uma bela aparência.

O grande problema é que logo nos primeiros banhos as camadas se soltam e aquele sabonete com a propriedade X  na primeira camada que era complementar das propriedades Y da segunda camada, viram dois sabonetes de propriedades distintas e não complementares.

Muitas vezes nem era o caso de propriedades, mas sim apenas do design diferenciado que se pretendia com mais de uma camada.

O problema pode ser solucionado com algumas técnicas, como:

  • Coloque a primeira camada, deixe-a esfriar (e endurecer parcialmente) e faça ranhuras com palito de churrasco. Algumas pessoas fazem pequenos furinhos com o palito, mas isso não é suficiente, pois precisamos de ranhuras profundas para conseguir “costurar” bem as duas partes;
  • Adicione a primeira camada na forma, espere formar uma pequena camada de nata (esfriar) e em seguida adicione cuidadosamente a segunda camada, a qual tende a se misturar levemente com a primeira, formando um efeito interessante de mesclagem;
  • Adicione a primeira camada, deixe-a secar bem. Borrife álcool de cereais sobre a superfície e esfregue bem com um pincel duro ou com os dedos (de luva) de tal maneira a formar uma mistura de álcool e sabonete (uma melequinha), a qual agirá como cola entre as duas camadas. Feito isto já adicione a segunda camada que deverá estar com uma temperatura de aproximadamente 52ºC para ajudar no processo de “costura” entre as camadas;
  • Use a técnica da ranhura com o palito de churrasco + a do álcool de cereais. As duas juntas tem maior possibilidade de “costurar/colar” as camadas. Particularmente acho a mais garantida.

De qualquer forma, para qualquer técnica que escolha utilizar, lembre-se de esperar no mínimo 24 horas para que sequem e colem bem antes de cortar. O corte realizado antes de no mínimo este Período pode comprometer o processo.

Espero que consigam bons resultados na “costura/colagem” de camadas e que estas façam desenhos interessantes aos seus sabonetes.

Sucesso!!

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

.

Conheça os cursos do Prof. Nilbo Nogueira. Clique aqui.

  • Formulação, preparação e design de sabonetes glicerinados;
  • Técnica de Swirl em sabonetes glicerinados;
  • Formulação e preparação de bases glicerinadas.

Por fim, assista ao vídeo para conhecer mais dos cursos, seus materiais, videoaulas e dinâmicas.

Assim, conheça também o canal no Youtube: Minutos de saboaria do Prof. Nilbo Nogueira

Compartilhe e espalhe boas informações