Seu sabonete soa ou sua? Por qual motivo?

.

Soar certamente ele nunca soou, pois não é sino.

Ah! Mas, então ele sua?

Também não, pois sabonete não sua!!

Na realidade os sabonetes possuem a glicerina (glicerol ou propanotriol) que é bastante higroscópica, ou seja, absorve a umidade (do ar – clima, banheiro úmido, etc.).

Os sabonetes com maiores índices de glicerinas (os glicerinados, feitos com bases compradas ou preparadas artesanalmente) são os mais propensos de absorver maior quantidade de água e ficar com o aspecto de “suado”, pois além da glicerina ainda possuem o açúcar que também é higroscópico.

Quanto maior a porcentagem de glicerina e açúcar no sabonete, maior a probabilidade de ele absorver água e ficar com aspecto de “suado”, SE HOUVER UMIDADE NO AMBIENTE.

Quando utilizamos o sabonete no banho, a glicerina “atrai” a água do chuveiro e facilita o processo de hidratação da pele, por este motivo que dizem que a glicerina é hidratante/umectante e importante na formulação do sabonete.

Porém, a mesma glicerina que pode atuar como hidratante (aumentar o teor de água da pele) e umectante (manter e reter a umidade na pele) no sabonete, se passada pura na pele, por exemplo, vai dar a sensação de ressecamento, pois enquanto substância higroscópica ela vai “absorver” a água, mesmo que esta seja a que temos na pele. Quem pica base glicerinada sem luvas sabe qual é esta sensação.

Entenda definitivamente que seu sabonete NÃO SUA, mas se aparecerem gotículas nele significa que a glicerina está agindo com sua propriedade higroscópica e você não vai perder o sabonete. 

Cuidadosamente, seque-o com um papel toalha e coloque em lugar mais seco (fora do banheiro, por exemplo) ou se for por conta do clima da sua cidade, tente deixar sua barras/sabonetes em lugar bem seco, em um ambiente desumidificado, dentro de uma caixa de isopor, ou em um cômodo da casa que você  possa colocar desumidificadores, lugares ventilados, etc.

Assim que eles estiverem secos, embale-os, pois isto evita o contato com a umidade do ar.

Mas, por qual motivo isto acontece?

Conforme já comentamos acima, isto acontece por causa do processo natural de absorção de umidade, mas existem alguns fatores que auxiliam isto acontecer:

  • bases glicerinadas superaquecidas ou que ferveram;
  • bases que foram derretidas mais de uma vez;
  • colocar o sabonete no congelador por muito tempo para endurecer a barra mais rapidamente;
  • até mesmo excesso de alguns aditivos, em alguns casos, podem facilitar o processo de absorção de umidade.

Estes são alguns cuidados que você pode ter para evitar a formação desagradável das gotículas no sabonete.

Lembre-se de tudo é uma questão de umidade, se a sua cidade estiver com o clima muito úmido (maior umidade do que a do sabonete), a tendência vai ser da glicerina absorver a água, portanto não espere isto acontecer e tome precauções antecipadas, bem como cuidados no derretimento e manuseio das bases glicerinadas.

Sucesso e de hoje em diante esqueça de falar que sabonete sua!

Prof. Dr. Nilbo Nogueira

.

.

Conheça os cursos do Prof. Nilbo Nogueira. Clique aqui.

  • Formulação, preparação e design de sabonetes glicerinados;
  • Técnica de Swirl em sabonetes glicerinados;
  • Formulação e preparação de bases glicerinadas.

Por fim, assista ao vídeo para conhecer mais dos cursos, seus materiais, videoaulas e dinâmicas.

Assim, conheça também o canal no Youtube: Minutos de saboaria do Prof. Nilbo Nogueira

Compartilhe e espalhe boas informações